Levantamentos Iniciais Sobre a Situação das Organizações da Sociedade Civil no Peru, Bolívia, Colômbia e Brasil, Diante do Fenômeno Migratório Venezuelano

Leia a postagem em inglês:English

Leia a postagem em español:Español

O estudo de Levantamentos iniciais sobre a situação das Organizações da Sociedade Civil no Peru, Bolívia, Colômbia e Brasil, diante do fenômeno migratório venezuelano. Análise do Contexto e das Necessidades Relacionadas com o deslocamento forçado devido à Crise Venezuelana e as consequências da Emergência Covid-19 visa avaliar as necessidades de proteção dos venezuelanos nos países e comunidades de acolhimento, e as capacidades das OSC que operam nos quatro países selecionados (Peru, Bolívia, Brasil e Colômbia) para responder à crise humanitária.

Esta análise será funcional para:

  1. Entender melhor as diferenças em termos de capacidade e conhecimento das organizações e comunidades locais da região para promover a proteção integrada.
  2. Analisar as necessidades de proteção relacionadas com a gestão de risco de desastres e os meios de subsistência em contextos urbanos e extra-urbanos, acesso a serviços e mobilidade.
  3. Estruturar e adaptar a capacitação sobre o CPA (abordagem de proteção comunitária) de acordo com as necessidades das comunidades e organizações locais.

Os principais resultados esperados deste estudo são:

  • Uma análise da situação dos 4 países da América do Sul mais afetados pela migração venezuelana e pela pandemia da COVID-19 (Peru, Colômbia, Brasil e Bolívia);
  • Pelo menos 9 organizações locais entrevistadas e avaliação das suas capacidades para a implementação do CPA.

Durante a etapa de identificação e construção do questionário, foi oportunizada a possibilidade de identificar um número mais amplo de OSC nos 4 países, para tentar responder à situação de emergência prolongada que se vive na América Latina desde março de 2020. 136 organizações foram mapeadas na primeira parte do estudo e 42 delas participaram da segunda parte do questionário.

Este estudo foi realizado no âmbito do projeto de capacity building EU Aid Volunteers INPLACE. Responding to Forced Displacement in Latin America through Capacity building and Certification on EU Aid Volunteers.

Você pode ler o estudo aqui: Levantamentos Iniciais INPLACE PT